Comparativo fundos previdência Bradesco, Santander e XP

Olá! Compartilho com vocês um trabalho que fiz para ajudar um amigo que tinha previdência no Santander e Bradesco na escolha de melhores alternativas.

Você sabia que é possível fazer portabilidade de previdência privada sem perder os benefícios tributários? Isso mesmo, não é necessário fazer resgate. Com a portabilidade, meu amigo foi beneficiado de duas maneiras:

  • Melhor rentabilidade nas aplicações.
  • Deixou de pagar taxa de carregamento. Dá para acreditar nisso? Toda vez que ele fazia aportes em seus planos de previdência o banco cobrava um percentual referente a taxa de carregamento. Lembro que os fundos distribuídos pela XP Investimentos estão livres dessa taxa.

Caso você não entenda muito de investimentos, esclareço que é muito importante que todos seus investimentos tenham rendimentos acima do CDI. Por isso, o CDI está em todos os gráficos abaixo.

Veja abaixo o comparativo dos fundos de renda fixa de maio de 2017 até o momento atual. Os fundos que tiveram pior desempenho foram os do Bradesco e do Santander. Os da Sparta e da Capitânia só apareceram nesse comparativo, pois foram abertos em 2017.

No comparativo abaixo pode ser observado o desempenho dos fundos desde 2014. Repare que o único que superou o CDI foi o fundo XP Icatu Horizonte.

Nesse 3º comparativo, incluí os fundos de previdência multimercado. Os chamados “agressivo” e “potencial” do Bradesco foram um verdadeiro desastre. Além de ter rendido pouco, uma parte do capital que meu amigo colocou ficou para o banco pois havia a famosa “taxa de carregamento”.

Se você tem previdência privada, conte com minha ajuda para fazer uma portabilidade. Será um prazer te ajudar a encontrar melhores alternativas. Lembro que a assessoria não é cobrada. É um benefício que a XP Investimentos oferece a seus clientes.

Quer começar hoje mesmo? Abra sua conta!

 

Compartilhe já!
Ronaldo Vilela

Assessor de investimentos, sócio da Aura Investimentos. Atendo clientes pessoas físicas e jurídicas, ajudando com investimentos no Brasil e no exterior.