Brasileiros perdem dinheiro na previdência e não sabem

Planos de previdência podem ser excelentes opções de investimento, mas grande parte dos brasileiros não tem tido bons resultados.

Conforme apontado no gráfico abaixo, 92% dos planos de previdência estão concentrados nos 5 maiores participantes do mercado. Veja adiante que as rentabilidades dos maiores fundos possuem rentabilidades abaixo do CDI.

Conforme apontado na imagem abaixo, a rentabilidade dos últimos 36 meses dos 5 maiores fundos de previdência no Brasil estão com rendimento abaixo do CDI. A média ponderada das rentabilidades está em 92,5% do CDI.

Além de apresentar rentabilidade baixa, muitos fundos de previdência possuem altas taxas de administração, taxas de carregamento de entrada e também de saída. Como previdência é um investimento de longo prazo, o impacto disso ao longo dos anos pode ser devastador para o investimentos. Veja abaixo um comparativo considerando contribuições de R$500,00 mensais durante 35 anos.

Como não há como prever a rentabilidade futura, os planos acima são hipotéticos e servem apenas para avaliação do efeito que as taxas causam.

Por isso, pesquise bem antes de investir. Se você já tiver um Plano de Previdência Privada, entre em contato. Eu posso fazer um comparativo do seu plano com os que distribuímos na XP. Você vai se surpreender!

Compartilhe já!
Ronaldo Vilela

Assessor de investimentos, sócio da Aura Investimentos. Atendo clientes pessoas físicas e jurídicas, ajudando com investimentos no Brasil e no exterior.